90.000 horas

90.000 horas

Esse é o número médio de horas que uma pessoa passa trabalhando ao longo de sua vida, segundo o livro A Felicidade no Trabalho. Sim, é bastante! Em dias completos (24h) são 3.750. A conta inclui o desconto de férias e continua gigante!  

Por isso quero falar sobre estratégias para a felicidade! Que podem ser adotadas pelas empresas para promover a felicidade de seus funcionários.

Que o sucesso de uma empresa depende e muito da felicidade dos seus funcionários muita gente já sabe! Funcionários felizes tendem a ser mais engajados, produtivos e leais, o que pode ter um impacto significativo no desempenho e na lucratividade da empresa.

Oferecer um ambiente de trabalho positivo faz diferença. Isso pode incluir uma cultura organizacional saudável, liderança compassiva e apoio emocional aos funcionários. É importante que os funcionários se sintam valorizados e respeitados em suas posições.

Não dá pra deixar de lado os primeiros degraus da famosa Pirâmide de Maslow. Então oferecer benefícios como seguro de saúde, horários flexíveis e ter as férias respeitadas também ajuda a aliviar o estresse dos funcionários.

Quando pensamos no conceito de hierarquia vale lembrar que ela existe para o limite das funções dos diversos colaboradores. Hierarquia, dentro das empresas, nada tem a ver com ser superior a alguém em sua dignidade. Trata-se tão somente de um limite de funções e responsabilidades ligadas a cada função. Tem gente que esquece ou confunde isso.

O papel da colaboração

Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe também pode ser uma maneira eficaz de promover a felicidade dos funcionários. Quando os funcionários sentem que fazem parte de uma equipe coesa e colaborativa, eles tendem a se sentir mais conectados e apoiados. Quem não?

Por fim, investir em programas de bem-estar para os funcionários pode ajudá-los a equilibrar a vida profissional e pessoal. Isso pode incluir aulas de ginástica laboral, atendimento psicológico, yoga, espaços silenciosos, espaços de leitura, espaços acolhedores de café para uma boa conversa, massagens, programas de meditação (já falei dela por aqui). Ao cuidar do bem-estar dos funcionários, as empresas podem melhorar a felicidade, a satisfação e o desempenho geral da equipe. Não se trata de decretar felicidade pela empresa, mas sim, estimular a boa sensação que a felicidade nos traz.

Anota esse resumo: promover a felicidade dos funcionários deve ser uma prioridade para as empresas que desejam ser bem-sucedidas. Oferecer um ambiente de trabalho positivo, incentivar a colaboração e investir em programas de bem-estar são algumas das estratégias que as empresas podem adotar para fazer valer as 90.000 horas de trabalho que dedicamos ao longo da vida.

Aproveite seu caminho!

Adriana Mattos

compartilhe :
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por
Adriana Mattos
SIGA-ME
NEWSLETTERS